15 de junho de 2009

[WINDOWS] Cygwin: Utilizando Linux no Windows

Sem querer entrar em opiniões pessoais sobre sistemas operacionais ou aquelas discussões "Linux versus Windows: Qual é o melhor?", mas sim entrando no mérito de facilitar a vida daqueles que já utilizam o sistema de janelas (desde que o Brasil era tri no futebol) e se deparam com a necessidade de se transferir para o pinguim e, por qualquer que seja o motivo, não se adaptam. Depois de algumas tentativas frustadas ou não, chegamos a uma possível alternativa boa e viável:

Cygwin.


O que é?

O Cygwin é uma ferramenta desenvolvida pela Cygnus Solutions, que oferece a oportunidade de se utilizar comandos Linux em uma janela de ambiente Windows. Por este motivo, alternar a utilização do Windows para Linux requer um simples "Alt+tab". Com ele, não há mais aquela velha necessidade de se instalar uma distribuição completa Linux e preocupações com particionamento de HD, ou de se resolver com as peculiaridades do poderoso VMWare, ou até de se aventurar no instalador Ubuntu Wubi apresentado em posts anteriores pelo Isaac Pereira.

Como funciona?

O Cygwin basicamente se esconde atrás de uma DLL, agindo como uma camada de emulação de uma API Linux, fornecendo suas funcionalidades. Atualmente suporta as x86 versões do Windows (32 e 64bits), com exceção do Windows CE.

Vantagens
  • Instalação Prática e Estável;
  • Instalação somente dos pacotes que serão utilizados;
  • Ocupa normalmente pouco espaço(dependendo, é claro, dos pacotes instalados);
  • Pode ser fechado ou minimizado a qualquer momento, facilitando o retorno às atividades no Windows;
  • Pode ser desinstalado como qualquer aplicativo do Windows.
  • Pode ser instalado e utilizado diretamente de um pendrive. (http://mdicas.blogspot.com/2008/06/cygwin-no-pendrive.html)

Desvantagens
  • A instalação de pacotes é manual e depende de um conhecimento prévio;
  • Como a instalação geralmente é feita diretamente da internet, essa parte pode ser lenta.

Como instalar?

Primeiramente, fazer o download do setup do programa em: www.cygwin.com/setup.exe
Depois, terá de escolher como será feita a instalação. Recomenda-se instalar direto da internet( os arquivos serão armazenados e poderão ser re-utilizados futuramente em uma nova instalação).


Em seguida, escolher a instalação para todos os usuários (All Users), padrão Unix/binary para tipos de arquivo texto e na próxima página o local de armazenamento dos pacotes que serão baixados.



O próximo passo é selecionar o modo de conexão a internet, que provavelmente será conexão direta (direct connection). Agora, escolha um dos sites disponíveis. Após o download dos primeiros arquivos, a próxima página mostrará os possíveis pacotes a serem baixados/instalados.

Esse passo é pessoal, então divirta-se.

Um exemplo, foi a escolha do pacote do gcc, o "famoso compilador unix".


Por fim, depois das devidas escolhas de pacotes, eles serão automaticamente baixados e já instalados.

Se tudo correr bem, ele estará rodando mais ou menos assim..


Não gostou? Abra e não digite: rm -rf *

Brincadeiras à parte, Valeu Brasil e até a próxima.


Referências:

http://www.cygwin.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cygwin
http://aurelio.net/cygwin/
http://mdicas.blogspot.com

5 comentários:

j disse...

Post ficou muito bom, este realmente deve ser um software que resolve o problema de quem precisa desenvoler algo para linux no windows.

ps:vou usar este estilo de escrever nos meus proximos posts, espero que não se importe ^^

Marcos Guerine disse...

Fique a vontade, estamos em casa. =)

Unknown disse...

E os arquivos criados e editados no cygwin (exemplo: codigos fonte) ficaram com formatação certa na hora de abrir no linux? os programas rodaram?

Abraços

Marcos Guerine disse...

Até agora não tive problemas. Exceto um warning que apareceu no Linux que não apareceu no cygwin, que foi quando eu esqueci de importar uma biblioteca(não lembro qual) que já estava inclusa pro Cygwin, mas não pro Linux.

Anônimo disse...

rm -f * apagou meus arquivos aqui no trabalho o que eu faço?