21 de junho de 2009

[LINUX] Habilitar o Xadrez do Ubuntu em modo 3D

A opção 3D do glchess (Xadrez que vem no Ubuntu) não vem previamente selecionada. Ao selecionar, muitos usuários se deparam com erros relativos ao opengl com python. Esse erro está sendo discutido aqui, porém, enquanto escrevo esse tutorial ainda não foi lançada uma atualização que cuidasse do problema de forma automática.

Muitos usuários do Ubuntu estão passando por esse problema (antes do Hardy Heron e Intrepid Ibex), que persiste no Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope). Como não achei nenhum tutorial que resolvesse o problema, aí vai a minha solução:

OBS: Você PRECISA ter seu driver da placa de vídeo aceleradora previamente instalado.

Abrindo o glchess:

No menu: (em pt-br)
  • Aplicativos > Jogos > Xadrez
Ou no terminal:
  • $ glchess

Ative a visão 3D: (em pt-br)
  • Ver > Visão 3D do Xadrez

Porém, o jogo exibe esta warnings (ou error):
Sem suporte a OpenGL sob Python
Sem suporte a GTKGLExt sob Python

Para instalar os suportes requeridos digite no terminal:
  • $ sudo apt-get install python-opengl python-gtkglext1

WARNING! O erro deveria ter sido consertado nesse ponto. Seu Xadrez abrirá e você terá um crash sem mensagem de erro na tela. Abrindo o glchess pelo terminal, será possível ver alguns erros, relativos ao python-opengl.

SOLUÇÃO: Ainda falta um pacote que deveria ter sido pedido ou pelo glchess, ou pela instalação de opengl e gtkglex para Python. Então vamos instalá-lo:
  • $ sudo apt-get install mgltools-opengltk

Parabéns, você já pode jogar seu glchess em 3D repetindo os passos: (em pt-br)
  • Ver > Visão 3D do Xadrez

Instalar o mgltools-opengltk é o truque mágico que estava faltando nos tutoriais que consultei. Espero ter ajudado a todos.

Agora seu glchess se parece assim:

Não é possível girar o tabuleiro, nem mexer no agulo, nem sei o que tem de 3D. Mas é muito mais bonito que antes, logo..

...Mission Accomplished.

9 comentários:

Unknown disse...

O tabuleiro gira, quando se joga Humano vs Humano, na vez de cada um.

j disse...

Minha placa aceleradora (GeForce 6200) estava instalada e mesmo asssim eu soh consegui jogar em 3D depois de seguir este tutorial.

Marciel Degasperi disse...

Mais um para a lista: "Configurações intuitivas e simples do Linux". /ironic

j disse...

pow galera, nos vamos mesmo transformar este blog num confronto Windows x Linux ?

Eu prefiro usar como repositório de dicas.

Eu poderia começar a listar uma serie de coisas bizarras que ocorrem no windows, mas.. pra quê? o maximo que eu conseguirei será deixar "win.users" tristes.

Cara: "quem tem dinheiro pra usar windows que use, se eu tivesse tb usaria!" /ironic

Marcos Guerine disse...

Não devemos entrar em discussões sobre isso. Achou algo estranho ou bizarro, ou ainda no mínimo interessante, posta ai =)
Mesmo que esse algo seja realmente bizarro e deixe os "win.users" tristes, a galera do "win.team" vai tentar mostrar/explicar/resolver a situação ;)

j disse...

Marcos, excelente resposta.
e talvez seja um ótimo modo de agir.

quem sabe apartir de agora eu eventualmente mostre um pouco das bizarrices do windows ^^

Bernardo F B Braga disse...

não vejo briga em lugar nenhum do blog, só vejo gente botando dicas pra windows e dicas pra linux, não um falando mal do outro... O comentário do marciel foi uma piada, não um post sobre "como o linux é difícil" :P
acho que fazer post sobre bizarrices do windows seria fora do propósito do blog... Resoluções de bizarrices do windows seria dentro da proposta.

Unknown disse...

Valeu por participar pessoal! Vo aproveitar e dizer o que li NAQUELE link, com a discução sobre o bug trabalhado no glchess.

Após rodar rodar esse comando:
$ sudo apt-get install python-opengl python-gtkglext1

era pra funcionar, pois o requerido pelo jogo está sendo instalado ali. (Obvio que seria MUITO melhor que a tela de erro do jogo exibisse COMO instalar né...)

Mas, segundo o link que dexei, o erro é quase que inperceptível, o pessoal não sabia mesmo como resolver. Dae virou essa lambança ae.

Vamos torcer para na próxima versão do glchess O JOGO consiga resolver seus problemas automaticamente, sem que um tutorial resolva para você.

Abraços!

Banheiro masculinoo disse...

Parabéns, funcionou 100%

Ass Rafão !