9 de abril de 2009

[LINUX] Wubi: Instalando o Ubuntu no Windows




O que é?


O Wubi é o Instalador do Ubuntu para Windows. Com ele é possível instalar o Ubuntu como um programa do Windows, sem necessidade de se criar uma nova partição ou de instalar um gerenciador de Boot (ao menos diretamente na MBR). Oficialmente ele é descrito como um meio de usuários Windows testarem o Ubuntu, no entanto, em alguns casos ele pode ser uma alternativa consistente de usar o Linux para quem precisa(?) conviver, também, com sistema do tio Bill.


Como Funciona?


O Wubi reserva um espaço na partição do windows (NTFS) e adiciona uma entrada no próprio Gerenciador de Boot do Windows que permite ao usuário executar o Linux. O Ubuntu é instalado dentro de um arquivo no Windows (C:\ubuntu\disks\root.disk), em vez de ser instalado dentro de sua própria partição. Este arquivo é visto pelo Linux como uma partição real. O Wubi também cria um arquivo (c:\ubuntu\disks\swap.disk), como partição de Swap. Este arquivo é visto pelo Ubuntu como RAM adicional.


Como cada escolha tem um custo...


Vantagens


* Instalação Prática e Estável;

* Pode ser desinstalado como qualquer aplicativo do Windows.


Desvantagens


* A opção Hibernar não está disponível;

* O Sistema de Arquivos depende do bem-estar do Windows (xiiii...);

* Acesso a disco um pouco mais lento (essa última até assusta, mas não percebi muita diferença).


Se você é um usuário esporádico do Linux (só para trabalhos da faculdade, por exemplo), tem problemas com a instalação padrão do Ubuntu ou ainda está em busca da DISTRO perfeita, as vantagens tem um peso muito alto.


Como Instala?


1) Se você possui o Live CD do Ubuntu 8.04, ou posterior, basta rodá-lo a partir do Windows e selecionar "Instalar dentro do Windows". Senão, baixe o instalador: Wubi e execute-o.


2) Escolha a partição, o espaço reservado para o sistema, o idioma, seu nome de usuário e senha:



3) O Wubi irá gerar uma imagem do sistema para instalação (Sem o Live CD a imagem será baixada da internet podendo demorar, dependendo da sua conexão...)



Agora é só reiniciar



4) O Gerenciador de boot irá aparecer, basta escolher a opção Ubuntu. Quando ele for carregado a instalação será iniciada.



Carregar e esperar a instalação terminar...



Instalando...



Com a instalação concluída você já pode logar no sistema com o Nome de Usuário e Senha escolhidos lá no primeiro passo...



Então é isso que eu tinha pra falar hoje! Espero que esse post possa ajudar alguns colegas Linuxfóbicos.




Ah, não gostou? Sem problemas, a escolha é sua...

Sacou?


2 comentários:

Marcos disse...

Otimo post, Isaac!
Mandou muito bem.
Testei e gostei. Estou usando aqui e por enquanto é só felicidade!!

Abraco,

Adinalzir disse...

Também uso o ubuntu junto com o windows. Acho o máximo, mas em breve estarei usando só o ubuntu no meu pc. Para mim é um dos melhores sistemas operacionais.Xô windows!!

Abraços :-)