16 de fevereiro de 2009

Linux. Seguro?

É notável a campanha de divulgação do Linux toda vez que aparece um novo vírus ou brecha de segurança no Windows. Segundo esses usuários, instalar qualquer versão do Linux seria a solução para os problemas de segurança enfrentados por usuários do Windows. Mas por que os usuários de Linux enfrentam tão poucos problemas? E pode ser a troca de sistema a solução?

O Linux não está livre de pragas digitais, e a história está aí para provar isso. Diversos códigos maliciosos foram criados para atacar o sistema, especialmente na década de 90, quando muitos vírus eram criados pelos chamados “grupos de VX” - jovens interessados em desafiar antivírus e provar conceitos.

Quando o Linux vira maioria, como é hoje em servidores de websites, códigos maliciosos aparecem de várias formas. Os usuários domésticos da plataforma, onde são minoria, porém, não são afetados por esse tipo de praga, o que dá a impressão de que o sistema é invulnerável, o que não é o caso.

Fonte e reportagem completa: globo.com


Off: Foi um prazer publicar esse post. ;D

3 comentários:

Unknown disse...

Foi um prazer ler esse post vindo de você Marciel, até pq todos já sabem de que lado da batalha você está heuieuiehu.

Mas mudando um pouquinho o assunto. Tem um cara no youtube que apresenta sobre Windows x Linux. Ele fez coisas também sobre Windows x Mac.
Cara, os vídeos dele são nojentos, ele trata problemas de usuário como questão de segurança. Exemplo: Para provar que o Linux não é seguro, ele da um "rm -rf" na root, logado como super usuario, depois mostra que no Windows do administradopr não consegue ferrar o sistema de forma alguma.
Eu achei bem engraçado como o cara não tem a menor idéia do assunto que ele está abordando, misturando facilidade de uso com questão de segurança do SO...

Pelo menos aqui temos um bom esquadrão para debater esses fatos!

Mas voltando ao post. SIM! Total verdade, já li muitas matérias sobre isso! Infelizmente a fama acarreta o assédio, e no caso dos SO's, as falhas de segurança.

Abraços.

Izon disse...

Esse artigo da globo faz perguntas do tipo:
“Estaria o Linux tão vulnerável quanto Windows se fosse igualmente popular?”
Para mim a resposta é não!
No windows existem várias formas de se fazer um ataque, mas no Linux/Mac/BSD encontramos de cara uma barreira chamada sistema de arquivo/permissões.

Quanto a parte de usuário ser enganado e ser levado a fazer algo errado, os gerenciadores gráficos são bem espertos: ocultam do usuários comum algumas opções (que ficam somante disponíveis no modo texto)

Ninguém acreditaria em um e-mail falando “Olá Fulano, olha que foto legal .... ... mas para vê-la você precisa logar como root em um terminal e executar os seguintes comandos: chmod ....”

Alguém pode até conseguir criar um vírus pra Linux, mas primeiro essa pessoa precisa entender muito do kernel de Unix etc... E a pessoa que tem a capacidade técnica para identificar BUG não vai perder tempo criando um vírus, apenas vai divulgar o BUG ou até a solução.

Mesmo que essa pessoa crie um vírus acho muito difícil ele se espalhar, pois em alguns dias a solução seria encontrada e a correção estaria nos repositórios e seria o fim dos problemas.

Bruno disse...

"primeiro essa pessoa precisa entender muito do kernel de Unix etc... E a pessoa que tem a capacidade técnica para identificar BUG não vai perder tempo criando um vírus, apenas vai divulgar o BUG ou até a solução."

Talvez não para isso. Mas para roubar senhas e números de cartões de crédito com certeza faria.