25 de fevereiro de 2009

A história das descobertas.

Eu sempre quis entender como são as grandes descobertas, como elas acontecem. O que existe de especial com as pessoas que as descobrem? estas coisas sempre passam pela minha cabeça.

Recentemente comecei a ler alguns resumos das história de como tudo aconteceu e é sobre isto que quero falar aqui.
Eu sempre pensei: "Como pode um 'cara' sentado numa cadeira concluir, só por puro pensamento, que quando andamos muito rápido nossa massa aumenta e o tempo passa mais devagar"

Bem, a algum tempo em conversa com Roberto Carraretto ele me disse:"Aceite as regras do jogo, elas não tem que fazer sentido, mas... você tem que ser o melhor com base nelas!". (ele disse isto quando eu questionava, indignado, sobre as regras de um concurso que participávamos.

Saul Perlmutter- Descobriu a aceleração do universo.
Vejamos o que aconteceu:
Edwing Hubble, descobriu analisando via efeito doppler que o universo estava expandindo.
Perlmutter, catalogou e analisou as distancias e velocidades de uma dúzia de super novas. Todas estavam a altas velocidades e se afastando da terra. Via calculo ele mostrou que estas galáxias não poderiam estar a esta velocidade deste o Big Bang, pois se assim fosse estariam muito mais distantes do que atualmente estão. Logo a única coisa que faria sentido para explicar isto seria afirmar que as galáxias estão ACELERANDO. e foi o que ele fez.
julião diz: (que absurdo, ele simplesmente , e repito: , poderia ter afirmado isto. Não existe outra afirmação que faça sentido. Se ele se omitisse alguém faria a afirmação, provavelmente algum discípulo faria, e isto não seria algo novo).

O mesmo aconteceu com a descoberta da matéria escura por Vera Rubin. Após fazer inúmeras observações e conferências de cálculos ela se deparou com o seguinte dilema ao analisar as velocidades das estrelas: "Ou as equações de Newton estavam erradas OU o universo contém uma matéria a mais, que nenhum astrônomo havia detectado", é claro que contrariar Newton era burrice então só sobrou batizar sua descoberta de matéria escura.
Julião diz: (pronto uma nova descoberta, e o que ela teve que fazer? R: Novamente bastou analisar, catalogar e ser compelida a dizer a verdade).

E o que dizer do Princípio da Incerteza de Werner Heisenberg ? (é impossivel determinar a posição e a quantidade de movimento de uma partícula elementar ao mesmo tempo).

Um grande problema na sua época era saber se o átomo era uma esfera com eletrons em 'forma' de partícula ou onda. Heisenberg não se preocupou com estas polêmica ele apenas pegou as informações que dispunha e começou a trabalhar. Ele sabia por exemplo que quando os eletrons ficavam excitados eles liberavam quanta em frequências conhecidas. Heisenberg resolveu conceber equações para descrever e prever estes dados coletados. Ao final ele havia encontrado resultados muito constrangedores e frustrantes (tanto que quase queimou seu trabalho). é impossível determinar TUDO ao mesmo tempo sobre uma partícula atómica.
Pronto esta claro para quem quiser ver, a partir de agora existe um limite a partir do qual os cientistas não podem mais ir. (assim como tb existe um limite max de velocidade)

O que posso concluir disto?

Estas pessoas não são (necessariamente) abençoadas por Deus, eles não deram o famoso "pulo do gato" elas simplesmente foram compelidas a dizer o que disseram com base em suas pesquisas que eram basicamente catalogar e analisar dados.

Eles tinham um objetivo, se depararam com um problema e elegantemente o resolveram. Graças a isto foram presenteado com mais informações do que estavam procurando e ao perceber isto descobriram algo novo.

considerações sobre este post:
Sei que esta não é a finalidade deste blog mas... achei que isto deveria ficar em algum lugar bacana e eu deveria compartilhar isto. Espero que tenham gostado, aguardo críticas

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom, faz um pouco de sentido mas não é tão simples assim.

Se vc tivese pesquisado o que escreveu cada um desses nomes que vc citou ao invés de ler um livro que conta a história deles certamente vc ficaria impressionado com a complexidade.

Já parou pra pensar como se faz isso? Como calcular a posição e a velocidade ( velocidade é uma grandeza vetorial ) de uma super nova? Não é fácil, eu acho... talvez esteja ai a grandeza da descoberta. A tese é simples, mas a argumentação é muito complexa.

j disse...

Na maioria das vezes os cientistas já possuem as ferramentas para resolver seus problemas.

Poucos como Newton tiveram que desenvolver a ferramenta para só então avançar em suas descobertas.

É claro que eu nao menosprezo a dificuldade da descoberta, só disse que eles não sao super-mega-gênios.

eles são sim muito inteligentes, mas.. acima de tudo sabem "jogar" com as regras do jogo.

Anônimo disse...

Bom, ai entra num ponto que eu não posso tocar pq eu não sei como eles trabalham.

Mas se não são gênios pela quantidade de intelecto dispendida para descobrir a descoberta

são gênios no sentido de jogarem muito bem o jogo.

^^

Pq veja, agora que vc sabe que esse é O SEGREDO o que te impede de se tornar um grande cientista? Ainda falta alguma coisa que eles tinham mas que nós, meros mortais, não temos.

j disse...

não cara, não falta nada está tudo ai na nossa cara, são não temos sensibilidade pra perceber.

as 3 leis de newton sempre estivera por ai. e soh a "pouco" tempo alguem formalizou tudo.

cara só nos falta uma causa para defender.

j disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu concordo com Julião nessa questão de "nos falta uma causa" ou em outras palavras, aquilo que fez o Homem "inventar" a RODA: a nescessidade.

E nem só de inteligência são feitos os grandes mestres. Bruno disse bem, eles são gênios por saberem jogar MUITO BEM as regras do jogo, citação de julião, pois essas teorias além de já estarem "com febre"[1] também já estavam sendo trabalhadas por inúmeros outros cientistas. O FATO É: todos copiamos bastante, e nos baseamos demais, mas SIM, existem os gênios que INVENTAM algo, do nada mesmo, na "glória de deus"[2].

[1]: Expressão usada pelo meu pai, quando quer dizer que um copo está para cair a qualquer momento, basta uma cutuvelada, ou seja, vá guardá-lo na cozinha.

[2]: Expressão usada por mim para designar algo mágico e acima das explicações, como por exemplo, aquela partida de Dota que vencemos de virada em Easy Mode.

Unknown disse...

Esqueci de mencionar, algo que eu estava inclinado a fazer, que uma boa pesquisa científica nunca é feita sozinha. Essa formação de orientando/orientado e grupos de pesquisa (são ótimas) fazem com que os grandes cientistas tenham seus trabalhados maximizados e potencializados sem mérito únicamente próprio.