4 de julho de 2010

[LINUX] Volume do eeePC 1008HA no Ubuntu 10.04

A instalação do Ubuntu 10.04 no meu eeePC deixou um pouco a desejar. Alguns recursos vieram desabilitados, e precisaram de uma série de configurações para funcionarem satisfatoriamente.

O caso mais feio foram as teclas de atalho. A instalação padrão habilitou apenas alguns dos botões, sendo que alguns como o controle de volume não funcionavam.

Para resolver o problema, primeiramente procurei nos repositórios. A solução aparentemente estava lá: o pacote eee-acpi-scripts.

"Aparentemente", pois ao tentar instalá-lo, uma surpresa: uma das dependências, o pacote acpi-support-base simplesmente não existia no repositório.

Procurei pela internet por um tempo considerável. Entrei em alguns blogs de usuários eeePC, em fóruns do Ubuntu... em nenhum lugar encontrava uma solução. O bug inclusive já foi informado aos desenvolvedores, como pode ser visto nesse link, mas até agora não houve solução.

Para resolver esse problema, naveguei até a página de downloads do Debian, e baixei o pacote
acpi-support-base (o Debian foi a distro Linux na qual o Ubuntu foi baseado, logo, penso, os pacotes são compatíveis). Instalando o pacote manualmente, foi só instalar o pacote eee-acpi-scripts do repositório do Ubuntu.

Problema resolvido.

Nenhum comentário: