30 de maio de 2010

Instalando CUDA no Windows

CUDA é a API da nVIDIA de processamento paralelo em placas GPU. Nesse post, estarei explicando como efetuar a instalação no Windows.

Passo 1: Verifique se seu computador pode rodar CUDA.

A tecnologia CUDA está disponível para placas
nVIDIA a partir da série 8. Verifique nesse link se sua placa de vídeo é compatível.
Caso sua placa não tenha suporte, você pode testar seu código em modo de emulação, claro, com perda de desempenho. Nesse caso, pule para o Passo 3.

Passo 2: Instale os drivers.

Os drivers corretos e atualizados garantem o acesso total aos recursos de sua placa GPU evitam problemas de execução. Eles podem ser baixados nesse link.

Passo 3: Instale o compilador.

O Visual C++ é uma das melhores IDEs de desenvolvimento em C++ para Windows. Você precisará dele para compilar e testar seus programas. A versão free pode ser baixada nesse link. Esse é o passo mais lento, a instalação demora severos minutos.

Importante: Instale a versão 2008. Algumas pessoas tiveram problemas de compatibilidade com a versão 2010.

Passo 4: Instale as ferramentas CUDA.

O CUDA Toolkit permite que você compile programas CUDA. O CUDA SDK contém projetos de exemplo que você pode usar quando iniciar o seu próprio. Download nesse link.

Passo 5: Compilando e testando exemplos.

Abra a pasta de instalação do CUDA SDK e escolha qualquer um dos exemplos. Abra usando o Visual C++. Compile selecionando Build> Rebuild Solution. Se o exemplo compilar e executar corretamente, sucesso.

Importante:
Se você não possui uma placa com suporte a CUDA e vai executar em modo de emulação, marque a opção EmuBuild ou EmuRelease na barra de ferramentas.

Passo 6: Configure o editor do Visual C++.

Por padrão, o editor do Visual C++ não reconhece a extensão .cu do CUDA, exibindo o texto sem destaque nas palavras-chave.

Para resolver isso, vá em Tools->Options->Text Editor->File Extensions e adicione o palavrão a extensão à lista.

Passo 7: Mãos à obra.

Respire fundo, reze/ore/medite/faça seu ritual, beba uma cerveja/cachacinha/café/coca-cola. Isso não ajuda em nada a programar, mas pode aliviar alguma tensão que venha a surgir. Boa sorte Bom trabalho.






Plagiado inescrupulosamente de: julianapena.com

Nenhum comentário: