21 de fevereiro de 2008

Instalação de pacotes no Windows

Quem programa no Windows, não só os trabalhos da Ufes, sabe como é foda conseguir instalar alguma biblioteca específica nesse sistema operacional. Lembro que no início do SinucaOS, varri vários sites em busca do Allegro pra Windows, e por preguiça minha, ou incompetência mesmo, só quem encontro foi Julião.

Instalei, aprendi como compilava, e não escrevi uma linha de código. Tempos depois, eu voltei a tentar fazer alguma coisa relacionada a jogos, mas como não tinha gostado muito de Allegro fui procurar outra biblioteca. Achei o grupo sdl-games no yahoo, e resolvi dar uma olhada nos arquivos pra ver se tinha algo útil. Encontrei um tutorial que ensinava a instalar SDL no Windows, e por tabela instalar qualquer coisa.

No menu Ferramentas do Dev-C++, tem a opção Atualizações. Em “Select devpak server” basta selecionar “devpaks.org Community Devpaks” (a segunda opção, pois a primeira nunca funciona), e clicar em “Check for updates”. Ele faz um download rápido com as opções de pacotes e pronto, (quase) tudo que você precisa está lá. Ele inclusive adiciona essas opções aos projetos, assim fica fácil gerar um template, compilar e já ver o resultado na hora. O foda é que depois dessa tive que arrumar outra desculpa pra continuar não programando.

2 comentários:

Carol disse...

E se eu não uso DEV-C++?? O que eu instalo através dele funciona com outros editores tbm, né?(suponho, mas só pra não ficar nenhuma dúvida ^^)
A propósito, que eu me lembre vc também detesta esse programa... oÔ

Philipe disse...

Eu detesto o editor do dev, uso só o compilador (que ainda não sei se é o mingw), assim o que eu instalo por ele serve pra qualquer editor. Tentar instalar bibliotecas pro mingw ja e bem mais complicado.