27 de janeiro de 2008

Criando alias

Tem uma parada legal que eu aprendi e que ajuda bastante quem usa muito no terminal um comando específico... e longo, e gostaria de criar uma espécie de atalho para facilitar.
Os aliases não são atalhos físicos, e sim um outro nome para um comando que já existe em seu sistema, ou uma combinação de comandos.
Por exemplo, digamos que você não quer mais digitar o espaço no comando "cd ..", então:

1) Abra o arquivo /etc/bashrc. Se não existir esse arquivo, crie um em seu diretório HOME:

vi $HOME/.bashrc

2) Edite o arquivo /etc/bashrc:

pico /etc/bashrc OU vim /etc/bashrc

3) Na útima linha, de preferência, coloque:

alias cd..="cd .."

E pronto, seu alias está criado! ^^
Tem uns exemplos ai ó:

alias park="shutdown -h now"
alias end="shutdown -r now"
alias ls="ls --color"
alias cd..="cd .."
alias cd-on="mount /dev/cdrom /cd"
alias cd-off="umount /dev/cdrom"
alias x="startx"

e por aí vai... depende da sua criatividade e falta de paciência pra ficar digitando comandos enormes... =D

3 comentários:

j disse...

me amarrei demais.
eu sabia que dava pra criar alias mas nao tinha visto uma aplicação pratica, e da forma que vc colocou ( no arquivo )
ficou mto bom

=D
parabéns

Carol disse...

brigada! ^^
fazer parte do suporte ajuda em alguns detalhes! =D
esse tutorial não é meu, na verdade ele é do Marcel (veterano), eu só reescrevi de forma que ficasse um pouco mais legível... como achei interessante e útil, resolvi colocar aqui. =P

Moisés disse...

Show, Carol!
Não conhecia isso.... mto bom mesmo!

E valeu por reavivar o blog! =)