12 de junho de 2010

[WINDOWS] Acessando aplicações Linux remotamente

Nos últimos acontecimentos universitários precisei acessar remotamente uma máquina Linux da universidade para testar alguns trabalhos em uma placa CUDA, que eu infelizmente não possuo. =(

Minha primeira tentativa foi o PuTTY. Funcionou, consegui acessar a máquina e editar arquivos com programas como o vim e o nano. Porém, o vim (e muito menos o nano) não é lá um dos melhores editores de texto para se programar...

Um xiita adorador de pinguins me mostrou como acessar pelo Linux e abrir os arquivos com o gedit, via ssh:
> ssh -X
[[endereço]]
Melhorou um pouco. Agora poderia acessar os arquivos com um programa gráfico, fora da tela preta do terminal. Porém, precisava de uma máquina Linux, do qual fujo desde que entrei na universidade (e fugirei o quanto conseguir).

Tentei diversas soluções sem sucesso: instalar uma versão do gedit para Windows, instalar o gnome no Cygwin (dica de saúde: NUNCA tentem fazer isso...), tentar algum apelo místico... Fail.

Até que vi a luz. Entre coro de anjos e sons de trombetas encontrei essa página explicando como instalar o X-server no Windows, pelo Cygwin. O resultado foi excelente. Com ele, consigo acessar qualquer programa da máquina remota, claro desde que tenha permissão de acesso a ela.

Clique para ampliar

Agora posso escolher se programo com o gedit ou com o kate.

Como instalar:
O Cygwin X Server é necessário, claro, ter o Cygwin instalado. Caso não possua, veja esse post. Para instalar, execute o programa de instalação do Cygwin (setup.exe) e escolha os pacotes openssh (na guia net) e xterm (na guia X11). Vá tomar um cafezinho enquanto a instalação é feita. Depois, é só acessar pelo menu:
Um terminal será aberto, e então você poderá acessar a máquina remota via ssh, da mesma forma que é feito no Linux (não esqueça o parâmetro -X, para aplicativos gráficos):

Agora inicie seu programa de preferência e bom trabalho.