30 de maio de 2010

Instalando CUDA no Windows

CUDA é a API da nVIDIA de processamento paralelo em placas GPU. Nesse post, estarei explicando como efetuar a instalação no Windows.

Passo 1: Verifique se seu computador pode rodar CUDA.

A tecnologia CUDA está disponível para placas
nVIDIA a partir da série 8. Verifique nesse link se sua placa de vídeo é compatível.
Caso sua placa não tenha suporte, você pode testar seu código em modo de emulação, claro, com perda de desempenho. Nesse caso, pule para o Passo 3.

Passo 2: Instale os drivers.

Os drivers corretos e atualizados garantem o acesso total aos recursos de sua placa GPU evitam problemas de execução. Eles podem ser baixados nesse link.

Passo 3: Instale o compilador.

O Visual C++ é uma das melhores IDEs de desenvolvimento em C++ para Windows. Você precisará dele para compilar e testar seus programas. A versão free pode ser baixada nesse link. Esse é o passo mais lento, a instalação demora severos minutos.

Importante: Instale a versão 2008. Algumas pessoas tiveram problemas de compatibilidade com a versão 2010.

Passo 4: Instale as ferramentas CUDA.

O CUDA Toolkit permite que você compile programas CUDA. O CUDA SDK contém projetos de exemplo que você pode usar quando iniciar o seu próprio. Download nesse link.

Passo 5: Compilando e testando exemplos.

Abra a pasta de instalação do CUDA SDK e escolha qualquer um dos exemplos. Abra usando o Visual C++. Compile selecionando Build> Rebuild Solution. Se o exemplo compilar e executar corretamente, sucesso.

Importante:
Se você não possui uma placa com suporte a CUDA e vai executar em modo de emulação, marque a opção EmuBuild ou EmuRelease na barra de ferramentas.

Passo 6: Configure o editor do Visual C++.

Por padrão, o editor do Visual C++ não reconhece a extensão .cu do CUDA, exibindo o texto sem destaque nas palavras-chave.

Para resolver isso, vá em Tools->Options->Text Editor->File Extensions e adicione o palavrão a extensão à lista.

Passo 7: Mãos à obra.

Respire fundo, reze/ore/medite/faça seu ritual, beba uma cerveja/cachacinha/café/coca-cola. Isso não ajuda em nada a programar, mas pode aliviar alguma tensão que venha a surgir. Boa sorte Bom trabalho.






Plagiado inescrupulosamente de: julianapena.com

29 de maio de 2010

[LINUX] Coisinhas do Ubuntu 10.04

Acabo de instalar o Ubuntu 10.04 no meu Eee-pc 1008HA. Até o momento, funcionando bem. Ao contrário da versão 9.10, que não reconhecia a placa wireless nem a troco de pancada (eu tentei), a instalação se fez sem grandes surpresas.

Algumas coisas do novo Ubuntu me aborreceram. Minha primeira reação (de usuário Windows) ao ver o Ubuntu funcionando foi: "C******, cadê a pasta Home, Lixeira e etc... do desktop?". A segunda reação foi: "Quem foi o infeliz que colocou os botões da janela na esquerda???" Juro que se tivesse uma terceira reação dessas, teria ganho mais uma partição para meu Windows...

Na Universidade, aprendemos que usar metáforas e padrões nos softwares é importante, algo sobre respeito ao usuário e outras coisas que não me lembro... Enfim, o sistema ao menos permite que seja configurado da forma antiga:

1. Aperte Alt+F2, e digite gconf-editor;
2. Vá em apps->nautilus->desktop;
3. Marque as opções computer_icon_visible, home_icon_visible e trash_icon_visible. Se preferir, marque também network_icon_visible e desmarque volumes_visible;
4. Vá em apps->metacity->general;
5. No campo button_layout, altere para :minimize,maximize,close

Pronto. Ao clicar nas opções, as mudanças são aplicadas instantaneamente. Bom recurso, só não deveria estar tão escondido, afinal o Ubuntu: Linux for Human Beings se propõe a ser usável pelo usuário comum. Ou não.