29 de maio de 2009

Cara moderna para o Windows - Postagem Final

Veja rápido a imagem abaixo e diga que SO é esse:



Seria o Vista? O Seven? Não, somente o "vovô" XP.

Para quem enjoou da cara do XP e quer mudar o visual como acima, segue um grupo de programas que fazem coisas bem legais:

ViStart:
Esse aplicativo altera o menu iniciar padrão do Windows XP para um similar ao menu do Vista/Seven, inclusive com ferramenta de busca de aplicativos e modo de exibição em árvore.


Visual ToolTip:
Esse aplicativo cria miniaturas da janela, que podem ser vistas colocando o cursor do mouse sobre o botão na barra de tarefas, semelhante ao que o Vista faz.


ViGlance:
Esse faz com que a barra de tarefas se torne semelhante à barra do Windows Seven (botões pequenos). Infelizmente não é compatível com o Visual ToolTip citado acima:


Tema do Vista/Seven:
Esse pacote muda a skin do Windows, inclusive as janelas das pastas, para imitarem o visual do Vista. Requer algumas configurações feitas na própria janela do Windows (botão direito na barra de menus).


É bom lembrar que essas ferramentas são programas de terceiros, que não fazem parte do SO. Logo, estarão consumindo processamento e memória, além de poderem causar algum travamento no Windows quando usadas em conjunto.

Existem programas que alteram os ícones do XP para o padrão Vista/Seven, como esse tema publicado anteriormente. Contudo, esses programas substituem dll's e executáveis do SO, o que pode causar algum problema com atualizações como o Service Pack 3.

Com esses aplicativos, dá pra brincar bastante.

9 de maio de 2009

Detalhes que me prendem no linux-Ubuntu


Bom, no meu dia-a-dia uso Linux-Ubuntu como sistema operacional.
Vários motivos me levam a fazer isto. alguns são detalhes que so se percebe depois de algum tempo usando. veja alguns:

  • Várias "áreas de trabalho"
    As vezes é muito bom separar os aplicativos isto ajuda demais, no canto inferior direito aparece o aplicativo que faz isto. na imagem abaixo vc pode ver que o navegador esta na área(1), o editor de imagens na área(2) e ainda, tenho o movie player na área(3), ainda me restam duas áreas de trabalho.
    Uma das vantagens de se fazer isto é ter uma barra inferior limpa, o que me deixa mais concentrado no trabalho que estou fazendo no momento.



  • A pesquisa de arquivos no visualizador de arquivos o Nautilus.
    Quando se está numa pasta qualquer cheia de arquivos, basta começar a digitar o nome do arquivo para que ele seja selecionado usando um "auto-completar".
    No exemplo abaixo o arquivo procurado foi selecionado e está destacado.


  • Driver's
    Bom, este é um ponto que gera bastante polêmica. Vou simplificar!
    Apesar de todo Hardware hardware atual ser suportado pelo linux, existem alguns casos onde isto isto não ocorre, muitas vezes porque o hardware é velho ou porque o padrao do hardware é confuzo e não vale a pena implementar um hardware.
    De qualquer forma para o usuário padrão que soh usa hardaware POP o linux SEMPRE reconhecerá o dispositivo e o fará funcionar de forma transparente e em casos raros onde eh preciso baixar o Driver os repositodos garantem que isto será feito de forma impecavel.
    Exemplo: recentemente adquiri um modem3G e fiz a instação em dois SO's (Windows e Linux-Ubuntu), a instação no linux foi seguida de inumeras telas de instalação e alguns "avançar,...,avançar, concluir" o processo total deve ter demorado cerca de 15 minutos. No linux o processo foi quase instantaneo soh tive que escolher minha operadora e dar um nome para a conexão.

  • Instalar aplicativos
    O Synaptic resolve todos meus problemas de forma elegante e simples.
    Basta pesquisar os aplicativos, marcar para instação e instalar (simplicidade TOTAL).
    Caso o aplicativo procurado não esteja nos repositórios padrão, basta adicionar o repositório auxilia Ou baixar o arquivo no formato [.deb] e clicar duas vezes.


  • UpDate e UpGrade
    é muito bom poder atualizar todos os seus softwares de forma simplificade e unificada e o Linux-Ubuntu me oferece isto. melhor ainda é poder evoluir para uma nova versão em poucos e simples cliques.

  • esqueça o modelo: "Aprender, Dormir, Fazer"
    Tudo bem que já não é tão assim hoje em dia, entretanto ainda, no windows, temos que reiniciar o sistema apos fazer alguma instação.
    Isto no linux é algo muito raro somente em casos extremos é necessário a reinicialização dos sistema.

  • Instale e terá TUDO pronto.
    Após instalar o linux vc já tem um sistema completo para fazer quase tudo, editor de texto, planilha, apresentações, Programa desenho no estilo PhotoShop, Players de audio e vído configurados, cliente de torrent, gerenciador de fotos e inumeros outros aplicativos e mini-aplicativos.

  • Ambiente 3D
    SIM, no linux-Ubuntu todo ambiente é 3D (é possivel tirar este recurso).
    Usando o Desktop 3D, aparecem inúmeras funcionalidades como por exemplo o ZOOM que permite manipular apresentações de forma muito elegante.
    Os efeitos de transição de janelas são de fundamental importancia porque exibe o que está de fato acontecendo, alem de ser muito bonito.


  • Ops, quase esqueci de dizer: É DE GRAÇA $$$
    ninguem precisa crackear nada, caso não tenha dinheiro para pagar (meu caso), embora eu nunca tenha usado um software malicioso para tornar free um software pago.

Estes são alguns dos pontos que me prendem ao linux-Ubuntu.