25 de fevereiro de 2009

A história das descobertas.

Eu sempre quis entender como são as grandes descobertas, como elas acontecem. O que existe de especial com as pessoas que as descobrem? estas coisas sempre passam pela minha cabeça.

Recentemente comecei a ler alguns resumos das história de como tudo aconteceu e é sobre isto que quero falar aqui.
Eu sempre pensei: "Como pode um 'cara' sentado numa cadeira concluir, só por puro pensamento, que quando andamos muito rápido nossa massa aumenta e o tempo passa mais devagar"

Bem, a algum tempo em conversa com Roberto Carraretto ele me disse:"Aceite as regras do jogo, elas não tem que fazer sentido, mas... você tem que ser o melhor com base nelas!". (ele disse isto quando eu questionava, indignado, sobre as regras de um concurso que participávamos.

Saul Perlmutter- Descobriu a aceleração do universo.
Vejamos o que aconteceu:
Edwing Hubble, descobriu analisando via efeito doppler que o universo estava expandindo.
Perlmutter, catalogou e analisou as distancias e velocidades de uma dúzia de super novas. Todas estavam a altas velocidades e se afastando da terra. Via calculo ele mostrou que estas galáxias não poderiam estar a esta velocidade deste o Big Bang, pois se assim fosse estariam muito mais distantes do que atualmente estão. Logo a única coisa que faria sentido para explicar isto seria afirmar que as galáxias estão ACELERANDO. e foi o que ele fez.
julião diz: (que absurdo, ele simplesmente , e repito: , poderia ter afirmado isto. Não existe outra afirmação que faça sentido. Se ele se omitisse alguém faria a afirmação, provavelmente algum discípulo faria, e isto não seria algo novo).

O mesmo aconteceu com a descoberta da matéria escura por Vera Rubin. Após fazer inúmeras observações e conferências de cálculos ela se deparou com o seguinte dilema ao analisar as velocidades das estrelas: "Ou as equações de Newton estavam erradas OU o universo contém uma matéria a mais, que nenhum astrônomo havia detectado", é claro que contrariar Newton era burrice então só sobrou batizar sua descoberta de matéria escura.
Julião diz: (pronto uma nova descoberta, e o que ela teve que fazer? R: Novamente bastou analisar, catalogar e ser compelida a dizer a verdade).

E o que dizer do Princípio da Incerteza de Werner Heisenberg ? (é impossivel determinar a posição e a quantidade de movimento de uma partícula elementar ao mesmo tempo).

Um grande problema na sua época era saber se o átomo era uma esfera com eletrons em 'forma' de partícula ou onda. Heisenberg não se preocupou com estas polêmica ele apenas pegou as informações que dispunha e começou a trabalhar. Ele sabia por exemplo que quando os eletrons ficavam excitados eles liberavam quanta em frequências conhecidas. Heisenberg resolveu conceber equações para descrever e prever estes dados coletados. Ao final ele havia encontrado resultados muito constrangedores e frustrantes (tanto que quase queimou seu trabalho). é impossível determinar TUDO ao mesmo tempo sobre uma partícula atómica.
Pronto esta claro para quem quiser ver, a partir de agora existe um limite a partir do qual os cientistas não podem mais ir. (assim como tb existe um limite max de velocidade)

O que posso concluir disto?

Estas pessoas não são (necessariamente) abençoadas por Deus, eles não deram o famoso "pulo do gato" elas simplesmente foram compelidas a dizer o que disseram com base em suas pesquisas que eram basicamente catalogar e analisar dados.

Eles tinham um objetivo, se depararam com um problema e elegantemente o resolveram. Graças a isto foram presenteado com mais informações do que estavam procurando e ao perceber isto descobriram algo novo.

considerações sobre este post:
Sei que esta não é a finalidade deste blog mas... achei que isto deveria ficar em algum lugar bacana e eu deveria compartilhar isto. Espero que tenham gostado, aguardo críticas

16 de fevereiro de 2009

Linux. Seguro?

É notável a campanha de divulgação do Linux toda vez que aparece um novo vírus ou brecha de segurança no Windows. Segundo esses usuários, instalar qualquer versão do Linux seria a solução para os problemas de segurança enfrentados por usuários do Windows. Mas por que os usuários de Linux enfrentam tão poucos problemas? E pode ser a troca de sistema a solução?

O Linux não está livre de pragas digitais, e a história está aí para provar isso. Diversos códigos maliciosos foram criados para atacar o sistema, especialmente na década de 90, quando muitos vírus eram criados pelos chamados “grupos de VX” - jovens interessados em desafiar antivírus e provar conceitos.

Quando o Linux vira maioria, como é hoje em servidores de websites, códigos maliciosos aparecem de várias formas. Os usuários domésticos da plataforma, onde são minoria, porém, não são afetados por esse tipo de praga, o que dá a impressão de que o sistema é invulnerável, o que não é o caso.

Fonte e reportagem completa: globo.com


Off: Foi um prazer publicar esse post. ;D